Ilustrando Curso de Organização da Propriedade para Agricultores Familiares

Olha, se tem uma coisa que não posso reclamar é sobre a oportunidade que o meu trabalho me dá de conhecer outras áreas profissionais e poder encontrar formas diferentes de contribuir com minha arte. Poder criar e testar novas linguagens sempre foi o meu combustível. E o desenho sempre foi (e será) a forma pela qual eu procuro ajudar no entendimento das coisas.

Dentro do conteúdo do curso de Organização da Propriedade que ministramos em Apucarana – Paraná, para agricultores da região do Vale do Ivaí, utilizei o desenho como ferramenta didática. A idéia era representar, através de um desenho, uma propriedade rural comum, a exemplo de tantas que pudemos visitar nestes anos de trabalho e sobre as quais tanto conversamos naquele dia. A residência principal, o paiol, a garagem, a oficina, o rio, a mata ciliar, a lavoura, pomar e horta foram desenhados em canetinha e pintadas com lápis de cor. Conversando em grupo, fomos imaginando pequenas modificações, de baixo custo, que o proprietário imaginário poderia realizar se quisesse trabalhar com o turismo. Imediatamente os conceitos trabalhados no dia e a experiência de cada um fizeram surgir idéias como a adaptação do paiol para o uso de café rural, o plantio de arbustivas junto a cerca a fim de dar uma identidade visual à propriedade, a adaptação de área desmatada para estacionamento, a recomposição da mata ciliar, o uso da sombra das árvores para o estar dos visitantes, o uso do bambu para a criação de cercas limitando o acesso à áreas íntimas da propriedade, a criação de um jardim de sentidos com ervas aromáticas etc… Conversa boa e muito inspirada. Eles até me corrigiram em algumas interpretações desenhísticas erradas, como a localização da criação de porcos perto da residência principal :-))))

Agradeço muito à minhas companheiras de equipe que sempre me alimentam com idéias e me deixam muito a vontade para criar e rabiscar.

 

Desenhão na parede: conversa em grupo
Ilustra para construção de conceito sobre turismo de experiência

 

 

Share Post :

5948 Comments